Saúde

Doses de vacina contra a gripe são distribuídas de forma fracionada na região

Autor: Isabella Westphalen
Doses de vacina contra a gripe são distribuídas de forma fracionada na região
Foto: Isabella Westphalen/ DM

Vacinas da campanha nacional contra a gripe serão recebidas em oito etapas nas unidades de saúde da região. Prioridade são os grupos de risco. Meta é vacinar 214 mil pessoas na região

A campanha da vacinação contra a gripe é nacional, portanto, todos os municípios já receberam as doses do medicamento disponíveis, entregues na semana passada. “Toda semana, vamos estar recebendo uma porcentagem, até completar os 100% do volume destinado a Coordenadoria. O Dia D está previsto para acontecer em 12 de maio, sábado, das 8h às 17h”, explicou a coordenadora do Programa de Imunizações da Coordenadoria Regional de Saúde, Dinora Fioravanso.

Não há casos de gripe, ainda, na região, porém, de acordo com Dinora, suspeitas sempre existem, por isso são feitos exames. “Não temos a doença circulando na região ainda, mas pedimos que as pessoas procurem os postos de saúde e se vacinem”, afirmou a coordenadora.

Segundo a Responsável Técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Smaniotto, as vacinações correm dentro da normalidade em Carazinho e que esperam vacinar cerca de 15 mil pessoas na cidade. “Na segunda-feira, foram feitas em torno de 400 vacinas, está tudo dentro da normalidade. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde e não vai faltar medicamento”, frisou Márcia, que busca tranquilizar a população em relação à quantidade das vacinas.

A vacina que está sendo aplicada este ano contempla três vírus, o H1N1, H2N3, e o Influenza B, pois os estudos vacinais são feitos sempre no ano anterior, isso significa, que a vacina aplicada hoje protege contra os vírus que circularam no último ano. “É uma vacina bem completa e segura, porém, é importante que se tome cuidado, prevenção, como qualquer doença respiratória. Deve-se lavar bem as mãos, ter lenços de papel, ao espirrar proteger a boca, enfim, vários cuidados que as pessoas tem que ter no dia-a-dia”, reforçou a responsável técnica, que salienta que o cuidado de higiene é importante para que o vírus não circule.

Rejane Portela - mãe da pequena Lívia de quatro anos e que se vacinou na manhã de ontem – não abre mão da imunização contra a gripe, todos os anos. “Caso ela venha pegar uma gripe, já está protegida, os sintomas são mais fracos, então é importante optar pela imunização”, afirmou a mãe. Para a idosa Sueli Caetano da Silva, a vacinação é essencial para que possa ficar tranquila. “Tenho 64 anos, então, é muito importante porque qualquer gripe com essa idade pode ser perigoso, por isso não abro mão de me vacinar”, salientou Sueli.

Grupo de risco

Até o dia 1 de junho a vacinação é destinada ao chamado grupo de risco, elencando pelo Ministério da Saúde há 20 anos, quando a campanha da vacinação começou. De acordo com Márcia, o grupo contempla pessoas que estão mais expostas. “São professores em sala de aula, presidiários, que ficam confinados em um mesmo local, para idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses aos 4 anos, as gestantes, mulheres que tem bebês recém nascidos entre 45 dias e os doentes crônicos”, esclareceu a responsável técnica, que reforça que esse grupo diz respeito à vacinação na rede pública, mas que a vacina está disponível na rede privada também.

De acordo com Dinora, as vacinas que sobrarem, após o término da campanha, podem ser destinadas a outros grupos. “Quando termina o público-alvo, a gente destina o que sobrou aos outros grupos, como o pessoal de segurança, por exemplo, que ainda não está contemplado”, salientou a coordenadora.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027