Diário da Manhã

Polícia

Polícia investiga atuação de facção em Passo Fundo

Autor: Caetano Bortolini Barreto
Polícia investiga atuação de facção em Passo Fundo
Foto: Caetano Barreto/DM

Investigação aponta sinais de que criminosos da região metropolitana articulam para dominar o tráfico de drogas no município

Desde o início do ano, a Polícia Civil levantou o alerta para uma possível movimentação em Passo Fundo de criminosos ligados ao tráfico de drogas da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo o titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, delegado Adroaldo Schenkel, existem sinais de que, ao menos, uma quadrilha daquela região já pode estar agindo em Passo Fundo, mas ainda não há fato concreto confirmado. A eventual relação de integrantes desses grupos com crimes recentes na cidade também é analisada.

Com a suspeita, a Polícia Civil abriu investigações. “A polícia monitora todas as facções e aqui não é diferente. Nós estamos monitorando qualquer movimento e qualquer situação, e se identificados os sinais concretos, passaremos a agir porque é organização criminosa, é um crime por si só. Vamos procurar identificar o pessoal participante, e tomar as providências legais cabíveis”.

Além da presença de pessoas da região metropolitana que estariam ligadas a alguns crimes na cidade, a polícia está em alerta com a presença de outros sinais. “Temos situações de alguns crimes graves, algumas execuções, tentativa de execução que pode estar relacionada ao tráfico de drogas, algumas pichações, o acompanhamento policial, e mais alguns outros sinais que eles possam estar se organizando aqui também”.

Indícios
Nas últimas semanas, a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa abriu uma investigação para apurar dois crimes violentos que ocorreram na cidade, em que algumas pessoas envolvidas com o tráfico de drogas teriam sido vítimas de ataques de grupos armados, sendo que uma das tentativas foi consumada. A investigação apurou que os grupos agiram de forma parecida, atacando as vítimas em suas residências, e que foi utilizado armamento de calibre restrito, algo que não é muito comum na região.

Schenkel afirmou que esses grupos já estão estabelecidos na região metropolitana e que possuem ligações com a venda de entorpecentes e outros crimes. “As facções em geral atuam muito no tráfico de drogas. Lá na região metropolitana tem situações de extorsão de envolvidos com delitos de jogos de azar, esses grupos atuam em roubos também, tem a questão de posse, aquisição e disponibilidade de armas”. Ainda conforme o delegado da 6ª Delegacia Regional, muitas das ações destes grupos são consideradas violentas. “Eles querem se afirmar como organização, manter a hegemonia sobre os criminosos em geral, manter o domínio, e para ter esse domínio as vezes praticam crimes violentos”, relatou Schenkel. A Polícia Civil segue monitorando esses grupos, e todo efetivo está focado em reprimir toda forma de ação que essas facções possam vir a realizar para tentar entrar no tráfico de drogas da região.

Comentários

Galerias de Fotos

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027