Saúde

De olho nas doenças do corpo

Autor: Daniel Rohrig
De olho nas doenças do corpo
Foto: Daniel Rohrig/DM

Técnica da “iridologia” diz identificar disfunções por meio da análise da íris do olho

Mapear doenças do corpo por meio de uma foto da íris do olho é uma das promessas da iridologia, técnica desenvolvida há mais de 40 anos. Nesta semana, o Caderno + Saúde apresenta quais os procedimentos adotados e também os métodos utilizados pelos especialistas na área.

DM Saúde – No que consiste a iridologia?

Neudi Bertoncelo: A iridologia é uma combinação de ciência e arte que tem por finalidade analisar a íris, na qual encontra-se a projeção de um mapa do corpo humano e de seus vários sistemas com suas debilidades inerentes e de suas condições naturais de funcionamento. Ela mostra o estado funcional do corpo humano, se está em equilíbrio ou desequilíbrio, onde está as disfunções e em que estágio e etapa se encontra, possibilitando também observar os depósitos de drogas e os hábitos de vida da pessoa. A gente consegue verificar se é um corpo muito ácido ou não, se aquela pessoa enfrenta pressão na parte do cérebro e emocionais entre outras coisas. É importante ressaltar que a iridologia não substitui qualquer tratamento médico muito menos receita medicamentos, apenas ajuda a prevenir problemas que possam se desencadear no corpo humano.

DM Saúde – Como é feito este procedimento de análise por meio da foto do olho de uma pessoa?

Neudi Bertoncelo: Primeiro é preciso explicar que existem vários tipos de olhos. O olho linfático, aquele mais azul, indica com mais facilidade problemas relacionados a rinite e outras alergias. O olho hematogênico tem a ver com as cores mais escuras, geralmente relacionados a pessoas com problemas de circulação sanguínea. O olho misto, que a gente chama, com a presença de uma coloração mais mista, tem a ver com as doenças hepáticas, pâncreas. São sinais que a gente identifica por meio da foto do olho, em que a gente confecciona um mapa e que é possível identificar o local deste problema no corpo.

DM Saúde – Em quais conceitos essa ciência está fundamentada?

Neudi Bertoncelo: Ela trabalha na seguinte tese: de que não existem doenças, mas “disfunções” em que classificamos as doenças existentes hoje como desequilíbrios funcionais originados de vários aspectos: químicos, como toxinas e infecções; Mecânicos, como lesões na coluna, traumatismo, má postura, compressão de algum órgão do corpo; Ambiental, desequilíbrios causados pelo tipo de trabalho, fatores sociais e familiares; Psicossomática, falta de coordenação mental e corporal. Esses desequilíbrios vão ser identificados pelo terapeuta, em uma avaliação realizada com o interagente e fotos da íris do olho direito e esquerdo, os quais revelam como está o funcionamento do seu corpo. A partir daí, tem início o tratamento, com a introdução de uma alimentação saudável, suplementos alimentares e florais, com a finalidade de ajudar a melhorar a saúde.

DM Saúde – Então, nesse sentido, a íris seria como um reflexo do nosso corpo?

Neudi Bertoncelo: Vamos pegar como exemplo uma pessoa que sofre de depressão. Basta olhar para a fisionomia dela, os olhos, o aspecto do rosto para identificar que algo não está certo. A iridologia vai mostrar em qual local é que a doença está instalada, como se fosse uma visão geral de tudo.

DM Saúde – Qual o público que mais procura este técnica?

Neudi Bertoncelo: Após a formação completa da íris, que ocorre por volta dos sete anos de idade, já é possível utilizar a iridologia para identificar possíveis doenças no corpo. Desde quem já sente algo errado com a saúde ou com quer sequer apresenta sintomas, todos podem usufruir da iridologia. Tanto para localizar o problema quanto para descobrir que algo não vai bem, a iridologia é indicada para ambos os casos.

DM Saúde – Depois da consulta, qual é a orientação para os pacientes? Como eles devem proceder?

Neudi Bertoncelo: É importante esclarecer que desde a primeira sessão, trabalhamos junto da parapsicologia relacionada ao subconsciente e a parte emocional. Tiramos a foto do olho e montamos esse mapa de como será o procedimento. Em uma segunda consulta, já apresentamos o diagnóstico daquele olho e os potenciais problemas que identificamos. Nessa linha, recomendamos suplementos alimentares e florais. Os resultados disso só começam a aparecer após três meses. Se tratamos o mental, conseguimos modificar o físico.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027