Diário da Manhã

Geral

Força Nacional é convocada para policiar a reserva do Ligeiro

Autor: Caetano Bortolini Barreto
Força Nacional é convocada para policiar a reserva do Ligeiro
Foto: Caetano Barreto/DM

Coletivo de policiais militares assumiu a posição de policiamento em Charrua para evitar conflitos entre indígenas

Após três meses de negociações, um efetivo da Força Nacional foi deslocado até o município de Charrua, para manter a segurança do município que registra conflito entre membros da reserva indígena de Ligeiro. O efetivo de 34 agentes, em mais de dez viaturas, foi visto em Passo Fundo na última sexta-feira (10), e no dia seguinte já começava a atuar na outra cidade. “A Força Nacional está fazendo o policiamento e mantendo a ordem lá dentro, para que não haja mais nenhum confronto ou algo mais grave. O papel da Força é manter a estabilidade dentro da reserva”, revelou Rafael Oliveira de Ávila, Coordenador Regional Substituto da Funai.

O conflito entre o povo indígena começou em 10 de agosto, após a entrega de um trator à reserva. A disputa aparentemente envolvia o manejo de terras para plantio de soja. “Na verdade, o que houve foi uma disputa pelo poder da liderança. Houve sim uma questão de terras, mas o foco principal foi pela disputa do cacicado, ou seja, de quem seria a liderança da reserva”, afirmou Ávila. O confronto resultou em várias famílias sitiadas, que se afastaram da reserva por se sentirem ameaçadas. Após uma decisão judicial, os refugiados tiveram de voltar a Charrua, onde a administração municipal lhes forneceu abrigo no ginásio de esportes da cidade.

Devido à constante ameaça de novo conflito, as aulas foram suspensas no mês de setembro por falta de policiamento da Brigada Militar. O caso se agravou após um ocorrer um assassinato, que foi prontamente resolvido pela Polícia Federal. “A gente se deslocou até o ginásio no mesmo dia em que mataram um deles, e a identificamos e prendemos prontamente os responsáveis pelo homicídio”, informou Eduardo Brum, delegado da Polícia Federal responsável pelo caso.

Reforço externo

Brum indicou que o papel da Força Nacional é realizar o policiamento ostensivo. “Tem que ver a polícia sob duas óticas: uma investigativa, que continua aqui na Polícia Federal e se materializa nesse inquérito policial, e a preventiva, que previne o crime com a presença do agente de segurança, papel esse que agora a Força Nacional vai desempenhar. A presença fardada impõe ao criminoso um impedimento, pois ele vê o soldado fardado e não vai cometer o crime”, comentou Brum. A Força Nacional é integrada por policiais militares de todo Brasil, exceto o efetivo do próprio Estado.

O coordenador regional substituto da Funai relatou que os indígenas já voltaram à reserva há cerca de 30 dias, após uma negociação entre os conflitantes. “Houve um acerto na composição da liderança, foi escolhido um cacique e um vice-cacique, e membros que compuseram um conselho. Este acordo foi sancionado no Ministério Público de Erechim, na presença da Funai, Polícia Federal, e do Ministério Público Federal”, salientou Ávila. Conforme ele, a presença do efetivo da Força Nacional continuará por tempo indeterminado, até que haja total pacificação na reserva.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027