Diário da Manhã

Política

PTB se organiza para 2018

Autor: Édson Coltz
PTB se organiza para 2018
Foto: Aline Prestes/DM

Partido reuniu filiados na região para discutir o cenário político e apresentar o pré-candidato ao Governo do RS, delegado Ranolfo Vieira Junior

Uma das maiores e principais cidades do Estado, localizada em uma região influente, Passo Fundo tem sido colocada com frequência na agenda de eventuais candidatos ao Piratini. Nos último dois meses, foram vários os políticos que aqui estiveram se apresentando a comunidade local  e, sobretudo, interagindo com os correligionários na busca por apoio para o próximo ano. Se o período ainda não é propício para confirmações – já que falta quase ano para as eleições- ao menos, já há muitas indicações, principalmente, daqueles partidos que querem ser opção ao eleitor na majoritária.

Um exemplo é o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que trouxe  a Passo Fundo, no sábado (11), para um evento político o delegado Ranolfo Vieira Junior, pré-candidato a governador.  “O PTB entendeu, no inicio do segundo semestre, que deveria, pela primeira vez após a redemocratização, ter uma candidatura própria. Assim, o partido escolheu meu nome como pré-candidato, a partir daí estamos trilhando por todo o Estado. Queremos conversar com os filiados, também já apresentando o que pretendemos fazer a partir de janeiro de 2019 no Palácio Piratini”, comentou Junior.

Conforme o presidente municipal da sigla, José Carlos Merlin, a decisão levou em conta uma análise profunda do cenário atual politico, local e nacional. “O partido decidiu ir a todas as cidades polo do interior se reunir com as lideranças, apresentando o pré-candidato, a linha de trabalho e com isso vai se fortalecendo a base de uma pré-campanha”, disse ele, adiantando que essa proposta já projeta impactos nas eleições de 2020. “A candidatura do delegado Ranolfo ao Governo do Estado vai protagonizar o apoio a termos candidato a prefeito também em 2020 em Passo Fundo. Uma coisa puxa a outra”, considerou.

Entre os presentes no evento, realizado na Câmara de Vereadores, o deputado estadual, Ronaldo Santini, também já indicou suas intenções quanto ao próximo pleito. Conforme disse, o propósito é disputar uma cadeira na Câmara Federal. “Cumpri com o meu papel e aquilo que havia me comprometido com a minha região que era atuar por dois mandatos apenas. Nossa região carece de representação no Congresso, em que pese termos talvez um dos maiores colégios eleitorais do interior do Estado, uma região pujante, nos carece uma representação para cuidar da infraestrutura, por exemplo, saúde, segurança pública. Há revisões legais e leis que precisam ser modificadas”, afirmou ele, que é natural do município de Lagoa Vermelha.

Pautas defendidas

A segurança pública, setor onde construiu sua trajetória, é apontada pelo pré-candidato como essencial. “Até pelo meu conhecimento, pela experiência como chefe de Polícia do Estado por quatro anos, vai ser importante, também pelo momento que vivenciamos. Mas, claro que o governador não pode ser somente da segurança. Há outras questões, como a pauta fiscal, o momento econômico que o país e o Estado vivem. Temos o sentimento de que o Estado deve ser o indutor da economia. Temos exemplos positivos, como em Santa Catarina com uma economia em franco crescimento e nós gaúchos temos capacidade de voltar a crescer, devemos resgatar a autoestima”, argumentou.

Essas ideias já têm sido expostas, inclusive, a outros partidos, numa articulação que poderá resultar em uma aproximação efetiva no próximo ano. “Já nos reunimos com o Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas e também pré-candidato ao Governo pelo PSDB. Também nos reunimos mais de uma vez com o presidente do PP, Celso Bernardi, e devemos nos reunir com o deputado federal, Luiz Carlos Heinze, pré-candidato pelo PP, também com Giovani Cherini, deputado federal e presidente do PR, com o DEM, com o Solidariedade, com uma série de partidos, buscando um grupo que seja competitivo em 2018 e, antes disso, que tenha a mesma ideia e sejam do mesmo campo político”, pondera. O delegado Ranolfo Vieira Junior é professor na ULBRA e Secretário de Segurança na cidade de Canoas/RS. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027