Diário da Manhã

Educação

Carretas de aprendizagem

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
Carretas de aprendizagem
Foto: DM/Rodolfo Sgorla da Silva

Cursos que não são realizados na unidade fixa do Senai acabam ganhando uma nova forma de realização através de unidades móveis. Duas dessas carretas que servem como sala de aula e também para atividades práticas estão em Carazinho.

A unidade móvel de Panificação é o local onde acontecem os cursos básicos de padeiro e confeiteiro, ambos com duração de 40 horas. Já a unidade móvel automotiva sedia os cursos de mecânica automotiva e eletricidade automotiva, os dois com carga horária de 100 horas.

Todos os cursos encerram-se neste mês. “É uma situação inédita do Senai de Carazinho receber duas unidades móveis para cursos. Vemos que nossos alunos estão satisfeitos”, comenta Luis Parker, coordenador do Senai de Carazinho.

A unidade móvel automotiva, pela estrutura que possui, pode receber seis cursos. Já a unidade de panificação pode ser o local de realização de 17 cursos na área de culinária. “Há muitos anos não tínhamos esses cursos em Carazinho e a cidade e região demandam a realização dessas capacitações”, frisa Parker.

O coordenador do Senai de Carazinho relata as vantagens de se usar as unidades móveis para a realização de alguns cursos. “Algumas dessas capacitações dependem de uma estrutura adequada para acontecer, o que nem sempre está disponível nas unidades fixas. As unidades móveis, além de poderem ir para qualquer município, oferecem a infraestrutura correta e em conformidade com a lei para os cursos”, explica.

 

Novos cursos

O Senai de Carazinho está com inscrições abertas para novas capacitações. O curso básico de Torneiro Mecânico, com carga horária de 150 horas, tem início previsto para o dia 2 de outubro e encerramento em 15 de dezembro. Já o curso básico de soldagem mig-mag, com 100 horas, deve começar no dia 23 de outubro e se estender até 13 de dezembro.

Parker valoriza a formação profissional. “A certificação do Senai é aceita nacionalmente. Além disso, percebemos que muitas que fazem nossos cursos buscam suas oportunidades e conseguem colocação no mercado de trabalho”, analisa.

 

Mundo Senai

A partir desta quinta-feira (14), acontece em todo o Brasil o Mundo Senai. Em Carazinho não será diferente e a unidade estará aberta à comunidade que quiser conhecer o funcionamento do Senai. A atividade acontece das 8h30min às 17h30min e terá continuidade na sexta-feira (15). “Vamos mostrar o que é feito em nossas atividades e também falar sobre elétrica predial e industrial”, comenta Felipe Cesari, professor de metal-mecânica do Senai de Carazinho.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027