Diário da Manhã

Cultura

Semana Farroupilha começa hoje em Carazinho

Autor: Redação Carazinho
Semana Farroupilha começa hoje em Carazinho
Arquivo DM

Com o tema “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de
história” começa nesta quinta-feira (14) a Semana Farrupilha em Carazinho. Os tradicionalistas acendem a Chama Crioula no túmulo de Neusa Marguit Peroza, no Cemitério da Glória, às 16h. Mais tarde, a partir das 18h30min, ocorre missa crioula e a distribuição da centelha para as entidades no CTG Unidos pela Tradição Riograndense.

A abertura oficial será a partir das 19h30min, também no CTG anfitrião.

Na noite de sábado (16), a partir das 20h30min, o Executivo realiza sua Ronda, ocasião em que também serão lembrados os homenageados dos festejos deste ano.

Segundo Santos, há pontos já definidos como a responsabilidade do CTG Unidos Pela Tradição Riograndense, a abertura do Desfile Tradicionalista, anfitrião das comemorações dos 182 anos de início da Revolução Farroupilha, em 1835, que tinha como seu principal objetivo melhorar as condições econômicas do Rio Grande do Sul.   

 

Os homenageados

Este ano, o anel de Gaúcho Destaque será entregue para o tradicionalista Rogério da Cruz, 47 anos, casado com Vera Lúcia da Cruz e pai de Gabriel da Cruz. Ex-patrão por duas vezes (2009-2015) do CTG Unidos Pela Tradição Riograndense, Rogério teve importante participação na fundação da entidade, uma das mais importantes do tradicionalismo carazinhense. O homenageado, que integra a entidade há mais de 15 anos, tem atuado em defesa da conservação e divulgação da cultura gaúcha no município.

A homenagem póstuma será estendia a uma das principais mulheres do tradicionalismo gaúcho de Carazinho, Neuza Marguit Peroza (45). Foi destaque da participação das mulheres da entidade até março de 2015, quando veio a falecer depois de um período de luta contra o câncer. Em seu currículo estão duas gestões como patroa da entidade e mais de 25 anos de sua vida dedicados ao tradicionalismo. As homenagens serão prestadas na noite do dia 16 de setembro no fandango e noite da ronda do Executivo, na entidade anfitriã.

 

Tradicionalista destaque

A Câmara de Vereadores de Carazinho entregará no dia 18 de setembro, a partir das 19h30min, no CTG Unidos da Tradição Riograndense, o título de Tradicionalista Destaque de 2017 a Pedro Américo Messerschimidt, um dos fundadores da entidade anfitriã das comemorações farroupilha deste ano.

O Legislativo realiza a entrega da honraria anualmente, como forma de reconhecimento àqueles que são engajados e preservam as tradições gaúchas, atuando dentro de CTGs. Para receber a honraria, o cidadão deve ter comprovação de, no mínimo, 10 anos de dedicação no segmento.

 

Ordem do desfile

O desfile será aberto com a passagem da Brigada Militar pela Avenida Flores da Cunha. Em seguida passa Corpo de Bombeiros; Polícia Civil; CTG Unidos Pela Tradição Riograndense (Anfitrião); Cavaleiros da Integração; Piquete Aldino Neuls; Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto; Cavaleiros da Província de São Pedro; Grupo de Cavaleiros Sentinelas do Pampa; Grupo Folclórico Sepé Tiarajú; CTG Pedro Vargas; Quadro de Laçadores Miguel Pinheiro; Quadro de Laçadores Pedro João da Silva; Galpão do Pau Fincado; CTG Alfredo D’Amore; CTG Vento Minuano e encerrando o desfile o CTG Rincão Serrano.

Também estão definidos os temas, que este ano estão relacionados a nomes importantes da história do povo gaúcho como, por exemplo, Bento Gonçalves da Silva, David Canabarro, Antônio de Souza Netto, Domingos José de Almeida, Giuseppe Garibaldi, José Mariano de Mattos, Afonso Corte Real, José Gomes Vasconcelos Jardim, Onofre Pires, Joaquim Teixeira Nunes, Antônio Vicente da Fontoura e Bento Manuel Ribeiro. “Os CTGs podem, inclusive, levar para a avenida homenagens com nomes da história local como Pedro Vargas, Alfredo D’Amore e outros”, sugere o coordenador do CMTG.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027