Diário da Manhã

Saúde

Casos de Hálux Rígidos são comuns e trazem dor intensa

Autor: Redação Diário da Manhã
Casos de Hálux Rígidos são comuns e trazem dor intensa
Foto: Divulgação IOT

Este é o nome dado ao desgaste que ocorre em uma articulação do pé, acarretando em dor intensa e restrição dos movimentos

Quem já bateu com um dedo do pé na mesa sabe a dor que pode advir deste membro sensível do corpo. Imagina, então, ter uma doença que traz constante dor neste local?! Os casos de Hálux Rígido, doença caracterizada pelo desgaste em uma articulação no pé, são bastante comuns e acarretam em muita dor e desconforto. Somente na Clínica IOT de Ortopedia e Traumatologia são atendidos de 150 a 200 pacientes com a patologia por ano. Na entrevista abaixo o médico especialista em pé e tornozelo, Dr. Everton de Lima, fala mais sobre a doença.

O que é Hálux rígido? Quais os sintomas da patologia?

Dr. Everton: Hálux Rígido é nome dado ao desgaste (osteoartrose) que ocorre na articulação entre o 1° metatarso e a falange do hálux (dedão). Os principais sintomas são dor intensa, restrição dos movimentos da articulação e aumento de volume no local.

Quais as causas da patologia?

Dr.: As causas são indefinidas. Acredita-se que o formato da articulação do hálux pode ter influencia, pois formas articulares que são muitos estáveis favorecem o desenvolvimento do desgaste ósseo por excesso de pressão na cartilagem. Outras prováveis origens são lesão de cartilagem por traumatismo e deformidades nos pés (cavo ou plano).

Quais pessoas são mais atingidas pela doença?

Dr.: A literatura mostra que os homens são mais afetados por esta doença, mas são as mulheres quem sofrem mais com dor e limitações.

Qual o tratamento?

Dr.: O tratamento inicial deve priorizar o alivio dos sintomas. Para isso, indica-se uso de calçados que limitam a mobilidade hálux, uso de medições anti-inflamatórias e uso de órteses que bloqueiam o movimento da articulação doente. Quando essas medidas falham, é indicado o tratamento cirúrgico.

Existem novidades no tratamento?

Dr.: Entre as técnicas cirúrgicas empregadas na atualidade, as que melhores resultados trazem para os pacientes são aquelas que bloqueiam o movimento da articulação – Artrodese. Outra opção de tratamento cirúrgico igualmente com bons resultados são técnicas nas quais se interpõe alguma estrutura no interior da articulação degenerada com o objetivo de reduzir as queixas de dor. Recentemente, foi publicado na revista Foot and Ankle International (revista internacional referencia nas publicações sobre patologias do pé e tornozelo) uma técnica para colocação de um implante sintético no interior da articulação que permite a melhora dos movimentos articulares e alivio significativo da dor.

A clínica IOT oferece tratamento de ponta?

Dr.: A clínica IOT oferece o que tem de mais moderno no tratamento do hálux rígido. Diariamente são diagnosticados pacientes com esta patologia e os tratamentos, tanto cirúrgico como não cirúrgico, são conduzidos satisfatoriamente.

Sintomas iniciais:

- Dor e edema na articulação do dedo maior do pé (dedão).

- Rigidez leve, normalmente ao acordar, podendo ser agravada pelo frio.

- Dificuldade para correr, agachar ou saltar.

- Desconforto com alguns tipos de calçados.

  • Foto: Divulgação

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027