Diário da Manhã

Geral

O comércio da constante transformação

Autor: Matheus Moraes
O comércio da constante transformação
Foto: Matheus Moraes / DM

Domingo é celebrada a data dos comerciantes, uma das profissões mais antigas do mundo. Em Passo Fundo, setor passou por mudanças significativas e evolução na última década

Este domingo (16) é o dia em que o comerciante de Passo Fundo é prestigiado na sociedade. A data, que marca o Dia do Comerciante, é o momento para refletir e celebrar sobre uma das primeiras profissões de toda humanidade. Instituída em 1952, em homenagem ao patrono do Comércio Brasileiro, Visconde de Cairu, criador das primeiras leis de proteção ao vendedor, a data rememora todas as mudanças no comércio, desde a troca da moeda por um objeto até a sua modernidade, com planejamentos de mercado, ações de marketing, entre outros temas que cercam uma das profissões que mais empregam no país.

Em Passo Fundo, o comércio, junto ao setor de serviços, representa aproximadamente 70% dos empregados no município. Empregos esses gerados de empreendimentos pequenos, de microempresários, até as grandes redes, que surgiram em maior demanda nos últimos anos. A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo (Sindilojas), Sueli Morandini Marini, empresária há mais de 30 anos, relata que a última década mostrou transformação no setor no município, em razão da chegada de grandes redes, aumento de concorrência, crescimento de empresários e novas gerações que assumiram empreendimentos locais de décadas. “Dentro da cidade, temos empresas com 60, 70 anos a frente do seu comércio, que ainda se mantém. Uns atuantes, outros na terceira ou quarta geração. É uma característica de Passo Fundo. Se olharmos para trás, vamos ver que as redes que estão aqui com maior frequência há seis ou sete anos, não estavam antes disso. Antes tínhamos empresas mais locais, com uma ou outra exceção de fora. É algo que vai mudando, se atualizando e girando no comércio”, afirma.

Com grandes cargas horárias e muito empenho para buscar a qualificação, Sueli ressalta que a profissão exige espírito guerreiro de cada profissional. “O comerciante é um guerreiro. É a profissão mais antiga que existe e que se transforma. Hoje os pequenos empresários fazem tudo ao mesmo tempo. São diretores do próprio comércio. Em outras oportunidades, é um grupo da família que trabalha. O financeiro, marketing, setor de vitrine é todo com ele. É um envolvimento muito grande”, cita a presidente do Sindilojas, sobre o acúmulo de funções que, muitas vezes, o pequeno empresário concentra.

A modificação constante no comércio é reflexo da qualificação que é exigida no comércio, de acordo com a presidente do Sindilojas. Segundo Sueli, o empreendedor que entrar no mercado sem pesquisa de mercado, sem o objetivo de buscar qualificação e sem foco de empreendedor, dificilmente terá êxito em sua empresa. “É preciso fazer pesquisa de mercado, buscar a qualificação a todo momento. O mundo expandiu. Hoje temos um consumidor muito mais preparado, por isso o empresário precisa estar bem preparado. Cada vez mais é preciso investir em qualificação, tanto pessoal quanto do colaborador. O comércio é ágil, tem muita concorrência e poucos facilitadores”, enfatiza.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027